Libertação do império (Liberation from the Empire)
Por uma sociologia abolicionista (for a abolicionist sociology)
This blog is mainly aimed at sociologists, but its discussions also involve all social researchers from all disciplines as well as social workers, professionals or activists. The plan is primarily to address issues beyond power issues, such as social production of caring and identity, which are the basis for the creation of states of mind that lead societies in the choice of building walls to contain nature and other people, whether for building bridges between people and between them and nature.
Abolitionist sociology is meant the need to develop a sociology work that merges discovering injustices and representing them as situations that can and should be abolished, rather than naturalizing them just because they exist and sociology does not want to bother those who take advantage of it.
Este blog dirige-se sobretudo aos sociólogos, mas as suas discussões envolvem também a todos os investigadores sociais de todas as disciplinas e os trabalhadores sociais, profissionais ou activistas. O plano é tratar prioritariamente de questões fora do âmbito do poder, como as questões das prestações de cuidados e da produção de identidades, base para a criação de estados de humor que levam as sociedades a orientarem-se seja para a construção de muros para conter a natureza e as outras pessoas, seja para a construção de pontes entre as pessoas e entre estas e a natureza.
Por sociologia abolicionismo deve entender-se aqui a noção de se querer fazer uma sociologia que perante as injustiças não se limita a constatá-las. Tomará para si a parte que lhe cabe de representar as injustiças como situações que podem e devem ser abolidas, em vez de as naturalizar apenas por que existem e não se quer incomodar quem tira proveito disso.
Responsable(s)
Antonio Dores
Disciplines
Sociologie et anthropologie
Thèmes
Sociologie, Criminologie, Guerres, conflits, violence, Sociologie du droit, Vie de la recherche
URL du carnet
https://libertacao.hypotheses.org
En savoir plus
Informations bibliographiques
Rédacteur(s) en chef
Antonio Dores
Année de création
2019
Date de mise en ligne
05 septembre 2019
Langue de la publication
Português
Coordonnées
Courriel
Adresse postale
Libertação do império (Liberation from the Empire)
Av Forças Armadas
1649-026 Lisboa
Portugal
Ville de production
Lisboa